Transporte Publico em São Paulo
As catracas dos nossos 15.000 ônibus giram diariamente 9,6 milhões de
vezes. Ou seja, depender dos grandalhões para se locomover é a realidade
de muita gente. Além do aperto dentro dos veículos, quem utiliza o
sistema está sentindo outro aperto: no bolso. A tarifa
subiu de 2,70 para 3,00 reais. O anúncio do reajuste de 11% (a inflação do
período foi de 7,62%) desencadeou uma série de protestos. No último dia
27, cerca de 400 manifestantes foram do Teatro Municipal à Câmara
Municipal reclamar do aumento. Quem ganha salário mínimo e trabalha de
segunda a sexta, indo e voltando de ônibus, deixa agora com o cobrador 1
real de cada 5 recebidos no mês. Isso para, na maioria das vezes,
viajar de pé em percursos que, para um terço dos passageiros, consomem
duas horas de seu dia. Sempre recorri ao transporte coletivo. Meus
embarques, porém, coincidem com o horário de rush.
certo desconforto, em viagens que normalmente faço. Trata-se de exceção. A realidade de milhões
de paulistanos são aperto, cotoveladas e olhares fatigados através da
janela enquanto os ônibus andam numa velocidade de tartaruga — nos
momentos de maior movimento, alguns trechos registram 6 quilômetros por
hora.
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